Análise de uma Carteira de Renda Fixa em R

Análise de uma Carteira de Renda Fixa em RGabriela Kishida KoreedaBlockedUnblockFollowFollowingFeb 10Nos últimos anos, temos presenciado um cenário econômico de alta taxa de juros, o que propiciou muito o investimento em renda fixa.

Os pequenos investidores recorreram a esses tipos de ativos devido à facilidade e baixos custos oferecidos pelas corretoras, além da garantia de rentabilidade muito acima da inflação, à riscos bem baixos.

Por meio deste artigo, apresento um código escrito em R, que realiza uma análise personalizada de uma simples carteira de renda fixa.

Além de demonstrar, para os programadores iniciantes, um uso prático da linguagem.

BibliotecasPara realizar essa análise precisamos carregar quatro bibliotecas:data.

table: para manipular os dados;plotly: para criar as visualizações;dplyr: para manipular os dados;zoo: para utilizar a função na.

locf.

ÍndicesPrimeiramente, devemos obter os principais índices para os investimentos em Renda Fixa, pelas APIs disponíveis pelo Banco Central do Brasil.

Sendo eles:Selic: http://api.

bcb.

gov.

br/dados/serie/bcdata.

sgs.

11/dados?formato=csvCDI: http://api.

bcb.

gov.

br/dados/serie/bcdata.

sgs.

433/dados?formato=csvIPCA: http://api.

bcb.

gov.

br/dados/serie/bcdata.

sgs.

12/dados?formato=csvUtilizando a biblioteca data.

table, lemos os resultados das APIs, fazendo um tratamento dos dados, formatando a coluna de datas e substituindo a “,” como “.

” na separação decimal.

TributosCriamos funções para determinar o imposto de renda e o IOF, dadas as datas iniciais e finais do investimento.

Além disso, deve-se levar em conta a taxa de custódia anual a ser paga à B3 (0.

3% até 2018 e 0.

25% a partir de 2019), porém ela não será considerada nesse programa por não ser descontada na retirada do investimento, mas sim no começo de cada ano, diretamente da conta da corretora.

AtivosA carteira de ativos é lida como um arquivo .

csv, com as seguintes colunas:Ativo: CDB Banco X, IPCA+ 2045, Prefixado, Selic+, LCI, LCA, etc…;Aplicação: valor investido;Rentabilidade: 100%, 5%, etc…Indexado: CDI, IPCA, Selic;Início: data de início da aplicação (“%Y-%m-%d”);Vencimento: data de vencimento do título (“%Y-%m-%d”).

Para os investimentos indexados ao IPCA, devemos transformar a taxa anual, que é somada ao índice, em taxa mensal, uma vez que o mesmo é fornecido apenas mensalmente pela API.

Conversão da taxa anual em mensalPara a Selic e o CDI, calculamos o rendimento diário.

Porém, como a rentabilidade da Selic é somada ao índice, devemos transformá-la em uma taxa diária.

No caso, consideramos apenas os dias úteis (252 dias).

Conversão da taxa anual em diáriaOs cálculos de rentabilidade são feitos a partir do conceito de juros compostos, que podem ser representados pela seguinte equação:Onde:M é a quantia total ao final da aplicação;C é a aplicação inicial;i é a taxa de juros;t é o tempo total da aplicação.

Essa equação é resumida pela função cumprod, a função tail considera apenas o último resultado do vetor de rendimento.

Aplicamos então as funções de tributos para calcular o rendimento líquido.

O data.

frame rendimento_tempo_total representa o aumento de patrimônio ao longo do tempo e será utilizado posteriormente para criar um gráfico.

Ao final do loop, o data.

frame “carteira” terá quatro colunas adicionais: Rendimento, Imposto, Bruto e Líquido.

VisualizaçõesCom o auxílio da biblioteca plotly, podemos fazer algumas visualizações como:Distribuição do patrimônio líquido entre os ativos: apresenta a distribuição de alocação da carteira.

Rendimento proporcional: permite comparar os rendimentos proporcionais à quantidade de dias dos investimentos.

Patrimônio Líquido: permite acompanhar o crescimento do patrimônio.

Considerações FinaisO programa apresentado considerou apenas os investimentos indexados ao IPCA, Selic e CDI, havendo outros ativos de renda fixa que não foram contemplados nesse projeto, como os que tem o IGP-M como taxa de referência.

Assim, foi demonstrado um programa de base que possibilitará um estudo mais aprofundado no assunto de renda fixa, como sugerido no próximo tópico.

O código completo pode ser encontrado aqui: https://github.

com/gabrielakoreeda/carteira-investimentosMelhorias PropostasCom base no código apresentado, proponho algumas melhorias para criar uma análise mais completa, por exemplo:Conectar à API da corretora;Apresentar o valor nominal de cada título público;Descontar a inflação.

GlossárioSelic: “…taxa básica de juros da economia.

É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.

Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

” (ver referência)IPCA: “…o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo — IPCA que tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias.

” (ver referência)CDI: “…CDI significa Certificado de Depósito Interbancário.

Para simplificar, é o nome dos empréstimos que os bancos tomam entre si diariamente para fechar o caixa no positivo.

” (ver referência)ReferênciasJuros Compostos: Aprenda Calcular!Juros compostos são a aplicação de juros sobre juros, isto é, os juros compostos são aplicados ao montante de cada…matematicabasica.

netBanco Central do BrasilEdit descriptionwww.

bcb.

gov.

brÍndice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo | Estatísticas | IBGEO Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor – SNIPC produz contínua e sistematicamente o Índice Nacional de…www.

ibge.

gov.

brO que é CDI e qual a sua influência nos investimentos | BTG Pactual digitalMesmo que você esteja apenas ingressando no universo dos investimentos, já ouviu falar no CDI, certo?.Mas você sabe…www.

btgpactualdigital.

com.

. More details

Leave a Reply