#2 — Clean Code: Boas práticas para escrever códigos impecáveis!

porque é mais difícil de ler, simples assim!Se você tiver um método que checa um condicional negativo e quiser que esse método retorne true quando a condição for verdadeira, você vai ter que utilizar o operador de negação em uma condição que já testa a negação, isso pode acabar confundido um pouco a leitura do código.

Encapsule condicionaisDessa maneira você estimula o reaproveitamento e facilita a manutenção do código, se precisar mudar essa condição um dia, você irá mudar em um único local.

Outra vantagem é que você acaba evitando possíveis erros de implementação — o programador pode escrever “published” de forma errada, por exemplo — trazendo pra dentro do objeto a responsabilidade de lidar com o condicional.

ComentáriosNão comente o óbvioNão faça comentários irrelevantes, eles só poluem o código…Não devem explicar o códigoLembre-se que o código deve ser de fácil entendimento e leitura, deve ser comparado como uma história.

Por tanto, você não deve fazer um comentário para explicar o código, ele deve ser auto explicativo.

Não use comentários para versionar o códigoUtilize ferramentas apropriadas pra isso, se sua intenção é versionar o código, utilize um controle de versão como o Git ou Subversion, por exemplo.

FunçõesDê preferência para funções nativasAlém de limpar o código economizando algumas linhas, as funções nativas são executas mais rápidas.

Funções pequenas!Você tem uma função que é composta por várias linhas de códigos?.Então você tem um problema!.Funções com várias linhas são difíceis de serem entendidas e praticamente impossíveis de serem testadas.

Outro ponto negativo, é que sua função provavelmente tem mais de uma responsabilidade, o que quebra o conceito de Single responsibility principle do SOLID.

 — O que é SOLID: O guia completo para você entender os 5 princípios da POO.

Veja a função abaixo, não se preocupe entender tudo o que ela faz, apenas observe o quão complexo ela parece ser.

Por esses motivos é muito importante que você escreva funções pequenas, que possuem apenas uma responsabilidade e que sejam testáveis.

Vamos refatorar a função acima pra algo como:Bem melhor, certo?Fonte: https://deliciousbrains.

com/refactoring-php-code-better-readabilityEvite o uso de flags como parâmetroPorquê?.porque o uso de flags indicam que essa função faz mais de uma coisa.

Lembre-se, funções devem fazer apenas uma coisa.

Veja o exemplo abaixo:Fonte: https://github.

com/jupeter/clean-code-php#avoid-side-effectsConclusãoClaro que o Clean Code não se limita somente nos tópicos citados acima, na verdade o assunto é bem amplo.

Mas, o intuito desse artigo e instigar a você a buscar e estudar mais o assunto.

Mais uma vez, recomendo a leitura do livro:Código Limpo.

Habilidades Práticas Do Agile SoftwareMesmo um código ruim pode funcionar.

Mas se ele não for limpo, pode acabar com uma empresa de desenvolvimento…amzn.

toVamos conversar a respeito?.Deixei o seu comentário!Artigos que talvez você possa se interessar:O que é SOLID: O guia completo para você entender os 5 princípios da POOSOLID são cinco princípios da programação orientada a objetos que facilitam no desenvolvimento de softwares…medium.

comEditorConfig : Padronizando a codificação de arquivos entre diferentes editores e IDEs.

EditorConfig é um projeto open-source que facilita a adoção e padronização de um estilo de código para vários editores…medium.

comAinda não me conhecia?.Então chegou a hora: Olá, meu nome é João Roberto, muito prazer!Primeiros passos: Um pouco da minha história!Conversor de café em código.

Aspirante a empreendedor, apaixonado por tecnologia e investimentos.

Um cara tranquilo e…medium.

comJoão Roberto P.

Borges – Personal SiteJoão Roberto P.

Borges, analista de sistemas e desenvolvedor.

joaorobertopb.

com.

. More details

Leave a Reply